Bebendo a saúde no novo normal
Existe uma crescente preocupação com saúde e vitalidade entre as pessoas. Todos sabemos que levar uma vida saudável começa pelas escolhas na alimentação. Observamos marcas surgindo no mercado com propostas de valor ligadas às principais tendências de saudabilidade — promover o “Bem-estar” integral na vida dos consumidores. Depois de viver dois anos de pandemia de Covid-19, ficou claro que o bem-estar não deve ser visto ou tratado como uma intervenção pontual em um aspecto isolado da rotina.
À medida que as preferências dos consumidores mudam para alimentos e bebidas better for you, cresce a procura por bebidas funcionais e saudáveis que apoiem seus estilos de vida exigentes e acelerados.
A sede de bebidas funcionais
Em todo o mundo, há uma sede crescente por bebidas com benefícios para a saúde imunológica. Vários fatores estão impulsionando essa expansão:
• Surgimento de bebidas funcionais que usam a ciência para atender aos requisitos regulatórios e alcançar o apelo ao consumidor.
• Aumento do interesse do consumidor e a familiaridade com ingredientes da categoria que promovem benefícios à saúde, como cafeína, ginseng e chá verde.
• Crescente interesse do consumidor em bem-estar – especialmente imunidade – por meio da nutrição em geral. A saúde imunológica está se tornando um dos principais drivers de consumo.
Bebidas funcionais e o consumo das novas gerações
As bebidas funcionais são aquelas que, além de nos dar hidratação, trazem um benefício secundário, mas de alto valor agregado, para a saúde (funcionamento diário do corpo) ou estilo de vida de quem consome.
A geração Y, assim como a geração Z, são early-adopters das tendências de consumo de produtos saudáveis e sustentáveis como chás, kombuchas e outros boosters de saúde. Com a crise de Covid-19, a busca por suporte imunológico cresceu e se tornou fundamental. O consumidor aprendeu mais sobre as conexões naturais em seu corpo: como todos os sistemas do corpo trabalham juntos e são codependentes. Por isso, o funcionamento ideal do sistema imunológico está diretamente ligado ao equilíbrio de todos os sistemas do nosso corpo.UM BOM EXEMPLO É QUE A HIDRATAÇÃO E OS ELETRÓLITOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA AJUDAR A MANTER ESSE EQULÍBRIO.
A associação entre a funcionalidade de bebidas e as ocasiões de consumo também está repercutindo no mainstream, que busca o tempo todo meios de gerenciar seu bem-estar, tanto emocional quanto físico.
Drivers de consumo/comportamento
Hoje as pessoas tendem a escolher marcas que possam ajudá-las a fazer escolhas mais inteligentes, suaves e saborosas. Há uma crescente rejeição de opções consideradas menos saudáveis. Estudos recentes relataram um declínio acentuado no consumo de álcool entre os jovens, em parte porque estão preocupados com os riscos à saúde.
A mudança para um estilo de vida equilibrado está alinhada à ideia de viver de forma holística; isso se entrelaça em vários aspectos de suas vidas, de forma simultânea. É desejável que a busca por hidratação esteja atrelada ao sabor, pois o consumidor busca esse equilíbrio. Hidratação é racional; sabor é emocional. Se também puder ser sem calorias, ganhamos a loteria ;)
Na busca por um estilo de vida mais equilibrado, a tendência do consumo consciente influi diretamente sobre a decisão de o que beber, fazendo escolhas que ajudem a manter o ritmo e o foco, sem envenenar o corpo. Há evidências de que muitos jovens estão se afastando dos refrigerantes tradicionais, oferecendo oportunidades para as marcas de bebidas refrescantes inovarem com ingredientes funcionais para criar o perfil de bebidas que os consumidores cada vez mais exigem.
As boas escolhas vêm de um maior acesso à informação sobre o que faz bem em nível pessoal. Em nível global, a consciência também traz preocupação com o impacto ao meio ambiente das marcas que consumimos. São os consumidores do “novo normal”.
Inovação ampliando as opções
Ofertas tradicionais de bebidas estão capitalizando a busca do consumidor por opções novas. Para criar novos produtos, players inovadores estão combinando diferentes cores, sabores e ingredientes funcionais para entregar benefícios como saúde imunológica.
ENERGÉTICOS MAIS NATURAIS
Na categoria de energéticos, surgem produtos com uma funcionalidade mais suave e natural do que as opções tradicionais com alto teor de açúcar e cafeína. Novas opções estão sendo formuladas com ingredientes funcionais como ginseng e ginkgo biloba.
IMUNIDADE PELA FERMENTAÇÃO
A “saúde imunológica” vem do equilíbrio e fortalecimento da microbiota do organismo (o exército de bactérias do bem, que trabalham a nosso favor). Esta microbiota é fortalecida através dos produtos fermentados, como iogurtes, leites com lactobacilos, chás e Kombuchas.
ÁGUAS ENGARRAFADAS – BENEFÍCIOS ALÉM DA HIDRATAÇÃO
As águas engarrafadas são uma área chave de crescimento, pois os consumidores procuram cada vez mais opções saudáveis. As águas funcionais agora podem oferecer benefícios muito além da hidratação com a adição de ingredientes como proteínas, vitaminas e minerais, eletrólitos, fibras, probióticos e betaglucanos. Adicionar suporte à saúde imunológica aos benefícios que esses ingredientes fornecem vai ajudar as marcas a oferecer bebidas que atendam às várias demandas dos consumidores.
HORA DE MIGRAR PARA UM HÍBRIDO?
As fronteiras entre as diferentes categorias de bebidas estão começando a se confundir. As bebidas híbridas, resultado da combinação de duas ou mais categorias de bebidas – como águas aromatizadas ou mate com gás – são muitas vezes vistas como alternativas mais saudáveis aos produtos tradicionais. Por exemplo, águas com gás misturadas com suco de frutas podem ser uma alternativa de calorias reduzidas aos refrigerantes, enquanto as águas com nutrientes combinam funcionalidade com hidratação. Na categoria de bebidas híbridas, a saúde imunológica cresce cada vez mais em vendas, refletindo o nível de interesse dos consumidores em apoiar seu bem-estar.
Oportunidades para as marcas
Com tudo isso, é possível entender por que cresce tanto a demanda por produtos que melhoram a vida em vez de simplesmente fazer mudanças superficiais. Os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes.
Uma enxurrada de lançamentos de produtos está ocorrendo agora em uma variedade de categorias de bebidas funcionais. As marcas precisam se destacar da concorrência, bem como construir confiança com o consumidor – e a informação que o produto entrega é fundamental para fazer isso acontecer.
Cada vez mais, os consumidores querem saber sobre o valor nutricional dos produtos, pois muitos tomam decisões de compra procurando ingredientes que reconhecem ou que são apoiados por dados científicos.
Há oportunidades para as marcas se tornarem parceiras de bem-estar, oferecendo propostas de valor completas, apoiadas em informação e ciência.
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